17.8.13

Resenha - "Anna e o beijo francês" de Stephanie Perkins

Você sabe o que é um Beijo Francês?

Anna and the french kiss

Autor: Stephanie Perkins
Páginas: 288
Editora: Novo Conceito
Gênero: Romance/Ficção
Classificação: ★ 

Sinopse: Anna Oliphant não está nada entusiasmada com a ideia de se mudar para Paris, já que seu pai, um famoso escritor norte-americano, decidiu enviá-la para um coégio interno na Cidade Luz. Anna prefere ficar em Atlanta, onde tem um bom emprego, uma melhor amiga fiel e um namoro prestes a acontecer. Mas, ao chegar a Paris, Anna conhece Étienne St. Clair, um rapaz inteligente, charmoso e bonito. Só que Étienne, além de tudo, tem uma namorada... Anna e Étienne se aproximam e as coisas ficam mais complicadas. Será que um ano inteiro de desencontros em Paris terminará com o esperado beijo francês? Ou certas coisas simplesmente não estão destinadas a acontecer? 

___________

A capa é linda, a sinopse é interessante e eu só tinha lido resenhas positivas sobre "Anna e o beijo francês". Comprei o livro morrendo de vontade de ler, com absoluta certeza de que iria entrar pro meu Top10 e que seria uma leitura inesquecível. Nas primeiras páginas já vi que não era nada disso. Cá entre nós, eu relativamente gosto de livros de romance, mas esse passou da linha clichê e enjoativo, fazendo com que eu desejasse interromper a leitura antes mesmo do clímax. 

Étienne é o típico garoto-perfeito-que-só-existe-nos-livros e Anna é a típica garota-tímida-que-envolve-todos-os-gatos-que-só-existe-nos-livros. A história é meio insossa, mas não é de todo ruim. Tem alguns momentos engraçados e os pensamentos de Anna são bem reais - nada muito pé no chão, nem muito sonhador. A narrativa é chata até certo ponto, possui vários personagens desnecessários e demora muito para a personagem principal mostrar ao que veio, como se a autora estivesse apenas enrolando a escrita pra não dar logo o desfecho - que por sinal é bem óbvio -, e talvez seja isso que tenha me decepcionado tanto na leitura.   

"- Eu gosto do seu sorriso.Eu gosto do seu também.Mas não tenho coragem de dizer isso em voz alta." 

Étienne se apaixona rápido demais, e todo o mistério que a sinopse passa, simplesmente não existe. Desde a metade do livro eu já sabia o que iria acontecer no final e eu mal tive vontade de confirmar se minha tese estava certa, mas mesmo assim prossegui a leitura, com a esperança de ser surpreendida com um final impactante que fosse capaz de mudar toda a minha opinião sobre o livro... Mas, novamente, eu estava errada. O que eu mais gostei no livro foi o fato de o cenário dele ser Paris, e talvez esse tenha sido o verdadeiro motivo de eu ter lido até o fim. 

"Não entendo como as coisas mudam de perfeitas para estranhas entre nós. É como se fôssemos incapazes de estabelecer uma interação humana normal."

Mesmo depois de todas essas críticas, recomendo "Anna e o beijo francês" pra quem realmente gosta de um romance água com açúcar estilo saga Crepúsculo, e não se irrita com a inutilidade de alguns personagens durante a trama.

6 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar do livro, algumas pessoas me recomendaram e outras me disseram que era bem fraquinho e tudo, mas para falar a verdade não gosto muito desses tipos de livros é sempre a mesma coisa! Um cara lindo uma garota legalzinha e por ai vai... mas gostei muito da sua resenha, sinceridade é tudo! Bjus! :D
    http://coisasdeanalima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Mas vai muito da opinião de cada um... Já vi muitas resenhas e comentários positivos sobre o livro.
      Obrigada Ana, beijos!

      Excluir
  2. Já li esse livro e amei! É ótimo! Depois que terminei de ler fiquei com uma vontade enorme de ir para paris e fiquei apaixonada por St. Clair tbm!
    Beijos,
    Luana Karla - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. MEU DEUS, A PRIMEIRA RESENHA SOBRE ESSE LIVRO QUE EU VEJO QUE É VERDADEIRA! Sinceramente, todas as resenhas que li até o momento foram 'ótimas' demais, recomendando sempre o livro e sem apontar nenhum defeito e isso pra mim não é tão interessante, pois parece que estão tentando convencer alguma editora, mas enfim... Parabéns pela sinceridade, eu gosto bastante disso e imagino como o livro seja. Também não gosto muito de romances assim e realmente leria apenas, por saber que se trata de Paris... Amei a resenha!
    Beijinhos, Thamires R.
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico lisonjeada! De verdade! E concordo, hoje a maioria dos blogs só elogia os livros... Realmente querendo convencer as editoras.
      Muito obrigada! Beijos

      Excluir
  4. Já li esse livro e amei, dei cinco estrelas e tudo. Claro que é bem clichê e dá para saber o final do livro logo de cara, mas é tão fofo. Eu realmente não ligo para livros super doces, acho que se a história consegue me prender, então não tenho do que reclamar. Livros despertam emoções na gente e muitas vezes o que eu sinto, pode não ser a mesma coisa que outra pessoa, por isso acho que não é questão de resenha verdadeira o falsa ou tentar convencer editora, como a Thamires comentou. É questão de gosto. St. Clair me conquistou logo de cara e estou louca para conhecer Paris <3 Adorei sua resenha, Vi. Você escreve super bem e fiquei louca de vontade de ler mais resenhas suas.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir

© BL Design - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianca Layouts ♥ EXCLUSIVO! ♥.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo