11.9.13

Resenha - "Os 13 porquês" de Jay Asher

"O primeiro amor de Clay Jensen gravou suas últimas palavras em fitas cassete."

13 reasons why

Autor: Jay Asher
Páginas: 255
Editora: Editora Ática
Gênero: Drama
Classificação: 

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.


__________

Fiquei meses procurando esse livro em todas as livrarias possíveis e até cheguei a fazer a loucura (digo loucura porque nunca faço e sou totalmente contra) de pedir emprestado a uma amiga, mas sempre acontecia algo errado e eu nunca conseguia um exemplar ou alguma maneira de ler esse livro. Passei uma grande fase da minha vida escutando maravilhas sobre o primeiro best seller de Asher, e eu realmente não tenho muito o que reclamar sobre a triste história de Hannah Baker. 

Os 13 Porquês é um livro que me surpreendeu e me decepcionou ao mesmo tempo. Mas calma, antes que me joguem pedras, vou me justificar. Fui muito surpreendida com a maneira que Jay Asher trançou um acontecimento no outro de maneira à la Edgar Alan Poe, fazendo com que, diria eu, esse tenha sido o motivo de tamanho sucesso. Sem falar que a trama inteira é muito criativa! Essa sacada de um "bilhete" suicida dividido em treze partes foi genial.

"Se eu quisesse, poderia contar para vocês o nome da pessoa que entrou enquanto eu procurava dinheiro na mochila. Lembro bem quem foi, mas não passa de um entre os vários babacas que conheci na vida." 

Clay recebe as fitas e então o leitor tem acesso à dois mundos: o dele, e o de Hannah, que por sua vez, narra a história de modo atípico, rindo da própria infelicidade e fazendo piadinhas com a mesma. O que me decepcionou na leitura, foi quase que isso. Pelo meu ver, os treze motivos dados por Hannah não são relevantes o suficiente para um suicídio. Entendo sim que cada um enxerga e lida com seus problemas de sua forma mas, não acho que tenha sido necessário ter levado o fim que levou. Claro que o suicídio em si é o motivo do livro, mas Asher pelo menos poderia ter criado problemas maiores. Algumas vezes me vi pulando trechos da narração de Clay, por serem totalmente dispensáveis e inúteis em certos momentos. Tive a impressão que o autor só queria aumentar o número de páginas do livro.

"Acho que essa é a questão central. Ninguém sabe ao certo quanto impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não temos noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito."

Dou quatro estrelas ao livro porque achei a história muito boa, bem construída e bem pensada. Apesar dos apesares, acabei gostando do modo de escrever de Jay Asher e pretendo ler outro livro dele mais pra frente. A leitura é rápida e fácil, com quase nenhum palavreado complicado e arrastado. Recomendo para todas as idades, pois depois de ler a história de Hannah passei a pensar muito mais nos meus grandes e, principalmente, nos meus pequenos atos com os outros, já que um boato que parecia inofensivo foi capaz de arruinar a vida inteira de uma adolescente.

"Um boato baseado num beijo arruinou uma lembrança que eu esperava que fosse especial."





5 comentários:

  1. Hey, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler esse livro, mas assim como você não encontro em lugar nenhum! O jeito vai ser comprar pela internet. Gostei muito da sua resenha, me fez ter mais vontade de ler o livro.
    Seguindo, (:
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog! c:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem difícil de achar mesmo =( uma pena!
      Mas leia, você vai gostar.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Vitória!
    Te indiquei uma tag, espero que vc goste...

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2013/09/tag-e-selinho-31.html

    Beeejo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Assim que possível responderei a tag.

      Beiijos!

      Excluir
  3. Esta foi a primeira resenha que li deste livro, mas fiquei interessada. Infelizmente acho que não vende cá em Portugal :/ mas irei investigar rsrsrsrs
    Beijo, Jessie*
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

© BL Design - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianca Layouts ♥ EXCLUSIVO! ♥.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo