6.1.14

Resenha - "Stolen, Raptada" de Lucy Christopher

Carta ao meu sequestrador

Stolen

Autor: Lucy Christopher
Páginas: 367
Editora: iD Editora
Gênero: Ficção/Drama
Classificação: 

Sinopse: Gemma é uma adolescente normal esperando para pegar um voo no aeroporto de Bangkok com seus pais. Ao se afastar, conhece o charmoso e envolvente Ty, e nem imagina quais são suas reais intenções... Ele lhe oferece um café em que coloca algum tipo de droga. Confusa, ela é sequestrada e arrastada para o meio do deserto australiano. Ele a rouba para si, depois de anos a observando, e ainda espera que ela o ame. Os dias se passam e eles têm apenas um ao outro na imensidão vazia e escaldante do deserto, e Gemma começa a entender e conhecer Ty. É aí que os limites entre inimizade e compaixão vão ficando cada vez mais tênues...


___________


     A narrativa começa em um aeroporto com um estranho pagando um café para uma garota, porém, mal ela sabia que ele não é aquilo que podemos chamar de estranho. Gemma tem 16 anos e está em viagem com seus pais para o Vietnam e não sabe que nunca chegará em seu destino. Então conhece Ty, um loiro alto, forte de olhos azuis: irresistível. Ela se sente atraída no mesmo momento, e isso é tudo que ele precisava para drogá-la e levá-la para um lugar longe, solitário e desconhecido. Por quanto tempo? Para sempre.
     Meu primeiro contato com o livro foi por acaso: ele estava jogado numa pilha de livros na última estante da livraria. Nunca tinha ouvido falar nele, mas me interessei pela história assim que li sua sinopse. Por ter todo um ar de mistério, drama e romance proibido resolvi comprar. Mas devo dizer que a leitura não superou minhas expectativas e eu daria 3 estrelas se não fosse pelo final, que é surpreendente e magnifico. 

"Mas eu estava dominada pela tristeza. Sabia que se abrisse a boca, botaria tudo para fora. E não queria que você conseguisse nada de mim, nem mesmo isso." 
    A história é inteira construída em forma de carta, que no caso é escrita por Gemma para seu sequestrador Ty, que é um homem envolvente e sedutor, que do jeito mais inesperado acabou conquistando alguma parte de Gemma e minha também, devo confessar.
    Logo no início do livro somos apresentados ao significado da Síndrome de Estocolmo, que trata-se de uma estratégia inconsciente de sobrevivência, uma tentativa de conquistar simpatia do sequestrador, por medo de retaliação e/ou violência sentida pela vitima. E aos meus olhos, Gemma acabou desenvolvendo essa síndrome em relação a Ty, apesar de durante a narrativa ela descobrir que ele não simplesmente a sequestrou em busca de um resgate: ele sempre fora apaixonado por ela.

"É difícil odiar uma pessoa depois que você a compreende."
"Senti vontade de gritar e só não o fiz porque não queria que você me ouvisse." 

    Gemma fica mexida com a descoberta e acaba se deixando envolver com seu sequestrador, mas então somos surpreendidos com um final arrebatador e provocante. Com um desenvolvimento maçante e monótono, Stolen superou minhas expetativas somente no final e por isso ganha apenas 4 estrelinhas em sua classificação.
     Apesar disso recomendo a leitura, que me abriu os olhos e me deixou sufocada de medo em vários momentos. Para ilustrar ainda mais a história, encontrei este lindo fan made book trailer, que chega a assustar por ter cenas incrivelmente parecidas com as do livro e de bônus, ainda passa exatamente a mensagem que Lucy Christopher nos quis passar com Stolen. Boa leitura!




3 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar nesse livro e pela sua resenha achei bem interessante! Fiquei com vontade de lê-lo!

    http://meuoutroladoescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, você vai gostar, tenho certeza!!
      Beijo

      Excluir
  2. Já ouvi falar desse Livro e tenho bastante interesse nele! A Sindrome de Estolcomo acontece bastante em pessoas sequestradas, tem um caso muito conhecido nos Estados Unidos onde uma menina chamada Jaycee foi sequestrada aos 11 anos e mantida na casa de Estrupador por 18 anos! Acreditasse que ela tenha desenvolvido isso! Ela publicou um Livro contando a vida dela, o nome é Vida Roubada!
    Beijocas e até Vitoria! ^^

    ResponderExcluir

© BL Design - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianca Layouts ♥ EXCLUSIVO! ♥.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo